“O fundamento da constituição democrática é a liberdade. Costuma afirmar-se isso, sob alegação de que apenas nesse regime se goza de liberdade; esse é, segundo se diz, o objectivo que visa toda a democracia. Uma das características da liberdade reside em ser governado e governar à vez.
A justiça democrática consiste na igualdade segundo o número e não segundo o mérito. De tal noção de justiça resulta que a soberania estará necessariamente no povo e que a opinião da maioria deverá ser o fim a conseguir e deverá ser a justiça. (…) Como resultado disso, nas democracias, os pobres são mais poderosos do que os ricos: são em maior número e a autoridade soberana está na maioria. Esse é, pois, um sinal de liberdade que todos os democratas colocam como marca do regime (…).
É que a igualdade não consiste em os pobres possuírem mais poder do que os ricos ou serem os únicos detentores da soberania, mas terem todos, uns e outros, por igual, de acordo com o número. Deste modo poderiam considerar que estavam asseguradas na Constituição a igualdade e a liberdade.”
Aristóteles, A Política, III
- Segundo Aristóteles, como se expressam a "liberdade" e a "justiça democrática".
De Francisca Almeida a 26 de Outubro de 2009 às 21:00
Democracia Ateniense:
--> Não havia partidos politicos, corpo profissional de juízes ou altos funcionários do estado. Por isso cada cidadão deveria ocupar um cargo para o andamento dos assuntos da cidade. Os cargos nao eram só para os mais cultos ou que sobressaim mais, mas sim para todos. E todos aqueles que se desinteressassem pela politica ficariam mal vistos na pólis.
--> Era liderada apenas por uma minoria. Podemos reparar desde já que os escravos, metecos, e mulheres nao teriam direito a entervir na sociedade logo ai se sabe que a minoria que liderava eram os homens atenienses.
De Prof Iran Lima a 9 de Setembro de 2011 às 20:51
a historia registra um episódio provocado pelas mulheres em que ficaram conhecidas por seus feitos, relembrada por Caetano Veloso, em sua canção, 'mulheres de Atenas '. Tiveram de abster-se de fazerem sexo com seus respectivos maridos, para mudar o comportamento dos homens em que na sua maioria estavam empoderados pelas construções sociais que o colocavam como o centro das relações sociais em detrimento do espaço feminino na sociedade. Fato este, ficou provado o poder da mulher em um trabalho de equipe no resgate do seu reconhecimento social. Portanto, a frase 'mulheres de Atenas ' ficou imortalizado na história.
Comentar: