Domingo, 6 de Janeiro de 2013

Exercício 1 - A Sociedade de Ordens

.
.
.
Uma Família de Camponeses, de Louis la Main (1600-1610)
.

 .

Verificámos que, quase por todo o lado, o número de famílias diminuiu. (…) Que lhes aconteceu? A miséria dissipou-as. Debandaram-se para pedir esmolas nas cidades e acabaram por morrer nos hospitais ou pelo caminho.

Já não se vêem, nas aldeias e pequenas vilas, jogos ou divertimentos; tudo aqui desfalece; tudo está triste porque a alegria e o prazer só se encontram na abundância e eles mal conseguem sobreviver.

De facto, já não há camponeses que tenham algum bem como próprio, o que é um grande mal. Um outro mal, muito pernicioso, é que quase não há trabalhadores equipados. Outrora, eles estavam fornecidos de tudo o que era necessário para a exploração das quintas (…). Hoje, só encontramos jornaleiros sem nada (…).

Mas onde se pode conhecer, melhor que em qualquer outro lado, a miséria dos camponeses é nos seus lares, onde se encontra uma pobreza extrema. Dormem sobre a palha; não possuem outro vestuário senão o que trazem vestido e que se apresenta em péssimas condições; não possuem móveis nem qualquer outro equipamento para a vida: enfim, tudo neles representa necessidade.

 

“Mémoire des comissaires du roi Louis XIV sur la misère du peuple”, in Mémoires des Intendents sur l’ état des Généralités, 1687

 

  1. A partir da análise dos documentos, carateriza a sociedade do Antigo Regime, tendo em conta a composição e estatuto das ordens, a hierarquia social e suas expressões nos valores e comportamentos.  
Publicado por História às 16:01
| Comentar
1 comentário:
De Mafalda Pinho a 13 de Janeiro de 2013 às 20:25
A sociedade europeia dos séculos XVII e XVIII, era uma sociedade de ordens, fortemente estratificada e hierarquizada, com base no nascimento e na função social que cada indivíduo desempenhava. Esta sociedade regia-se pela desigualdade dos estatutos sociais e jurídicos conferidos a cada ordem.
São três, as ordens ou estados em que se divide a sociedade do Antigo Regime: o clero, a nobreza e o terceiro estado (ou povo). Esta estratificação social, mantém vivos muitos dos privilégios e atributos, que se atribuíam às ordens.
O clero, mantém-se como o estado mais digno, porque se encontra mais próximo de Deus. Rege-se por leis próprias (direito canónico) e goza de muitas outras imunidades e privilégios: foro próprio, isenção de impostos, direito de asilo, é detentor de grandes domínios fundiários, recebe o dízimo e, estava ainda, isento de obrigações militares.
A nobreza é, de facto, a ordem de maior prestígio e era uma peça fundamental para o regime monárquico. Estavam-lhe reservados, os mais altos cargos do poder, do exército e da administração, que lhes confere poder, riqueza, ostensão e grande prestígio. O seu estatuto social, dava-lhe grandes privilégios e, portanto, desfrutava de um regime jurídico próprio, isenção fiscal, possuía imensas propriedades e recebia rendas e tributos.
O terceiro lugar, desta sociedade tripartida, é ocupado pelo povo ou terceiro estado. É, de todas, a ordem mais heterogénea, cujos membros tanto podem aspirar às dignidades mais elevadas como vegetar na miséria mais extrema. "De facto, já não há camponeses que tenham algum bem como próprio, o que é um grande mal." ; "Mas onde se pode conhecer, melhor que em qualquer outro lado, a miséria dos camponeses é nos seus lares, onde se encontra uma pobreza extrema. (...) enfim, tudo neles representa necessidade."
Assim, podemos salientar o estrato dos camponeses, o da burguesia (constituído tanto por mercadores como por financeiros - banqueiros e cambistas, por letrados - advogados, notários e, por fim, artesãos, trabalhadores assalariados não qualificados, geralmente, associados ao trabalho barçal)
A sociedade de ordens é, sobretudo, uma sociedade de símbolos. A distinção faz-se através dos trajes (reservando-se o uso de certos tecidos, de certos adornos como a prata, para a nobreza), das formas de saudação e tratamento que se adoptava e a que tinham direito pela sua condição social, (por exemplo: um eclesiástico receberia o tratamento de Sua Eminência, Sua Excelência ou Sua Senhoria, Vossa Mercê ou Dom) A este tratamento correspondia também, um conjunto rígido de regras de protocolo, sendo todos os comportamentos previstos. Mesmo a forma como se apresentavam em público, acompanhados de menor ou maior número de criadagem, dependia da sua posição social.


Comentar post

Externato Luís de Camões

Pesquisar

 

Junho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Posts recentes

Guia de estudo para o exa...

Guia de estudo para o tes...

Apresentação "Do autorita...

Caderno Diário "Do autori...

A Revolução de Abril

A liberalização fracassad...

Continuidade e evolução

O isolamento internaciona...

A defesa da independência...

A defesa do Ultramar

A solução para o Ultramar

O sobressalto político de...

Apresentação "Os Totalita...

O Estalinismo

O Estado Novo

O Nazismo

O Fascismo

As consequências da Grand...

A Grande Depressão dos an...

Caderno Diário "A Grande ...

Os "loucos anos 20" e as ...

Caderno Diário "Mutações ...

A falência da Primeira Re...

O agravamento da instabil...

Caderno Diário "Portugal ...

Caderno Diário "As transf...

Da depressão económica à ...

Guia de estudo: As Revolu...

Guia de estudo: A Filosof...

Guia de estudo: O Absolut...

Guia de estudo: A Socieda...

Trabalho de pesquisa - A ...

Trabalho de pesquisa - A ...

Trabalho de pesquisa - A ...

Exercício 5 - A Declaraçã...

Exercício 3 - Manifestaçõ...

Exercício 2 - O Absolutis...

Exercício 1 - A Sociedade...

Do Absolutismo às Revoluç...

Guia de estudo: Humanismo...

Arquivos

Junho 2013

Abril 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Maio 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Outubro 2007

Ligações