Sábado, 6 de Abril de 2013

O Fascismo

Para o fascismo, o Estado é absoluto: perante ele os indivíduos e os grupos não são mais que o relativo. Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado. (...) O indivíduo só existe enquanto está no Estado: está subordinado às necessidades do Estado e, à medida que a civilização toma formas cada vez mais complexas, a liberdade do indivíduo restringe-se sempre mais. (...) Neste sentido, o fascismo é totalitário (...). Nem partidos, associações, sindicatos nem indivíduos fora do Estado. (...) Nós representamos um princípio novo no Mundo, representamos a antítese nítida, categórica, definitiva da democracia (...).

 

Benito Mussolini, O Fascismo, 1931 

 

 

Mussolini, Torino, 1933

 

  1. Partindo dos documentos, refere os princípios do Fascismo.

Publicado por História às 09:53
| Comentar
5 comentários:
De Ana Costa a 20 de Maio de 2012 às 19:38
O fascismo de Mussolini tinha por base o controlo totalitário por parte do estado. Em todos os seus discursos,o país era destacado pela sua grandeza em tempos passados elevando assim a pátria acima de tudo e todos (nacionalismo/imperialismo). O culto do chefe estava bem presente bem como as referências às fardas militares que mostravam disciplina aquando a aparição pública dos membros governamentais pois como Benito Mussolini citou \"o oposto da democracia somos nós\".


De Catarina Teorgas a 21 de Maio de 2012 às 00:20
O fascismo definiu os seus princípios por oposição aos pressupostos iluministas que fundamentaram a criação das democracias liberais. a ideologia fascista assenta nas seguintes bases:
O totalitarismo (primado do Estado) - ao contrário do individualismo defendido, desde o século XVIII, pelo liberalismo, o fascismo valoriza o indivíduo apenas se este "forma corpo com o Estado" ( Mussolini).
O antiparlamentarismo - em lugar da ideia de igualdade entre os homens, o fascismo afirmava a desigualdade "benfazeja", razão por que proíba o sufrágio universal que confere igualdade política a todos os cidadãos. Ao contrário do sistema pluripartidário, presente nas democracias, o fascismo impunha o partido único.
O culto do chefe - o desdém pelo sistema democrático, considerado por Mussolini "um regime sem rei, mas que o substitui por numerosos reis", conduziu ao esforço do poder executivo, personificado na figura de um líder carismático e inquestionado. A separação de poderes, considerada, nos regimes democráticos, um garante de justiça, deixou de existir.
O militarismo - a crença nas virtudes da guerra e no sacrifício individual opõe-se aos ideias liberais, rejeitados como "mito da felicidade e do progresso".
O corporativismo - partindo da ideia de que os sindicatos criavam divisões na sociedade, o fascismo defendeu as corporações ( organismos que reuniam patrões e operários em corpos profissionais).
O fascismo opunha-se, também, ao socialismo, pois negava a teoria da luta de classes enunciada pelo marxismo-leninismo. Nos regimes fascistas os sindicatos e as greves eram, por isso, proibidos.
O imperialismo - o nacionalismo exacerbado da ideologia fascista conduziu , em termos de política internacional, ao expansionismo territorial ( evidenciado, nomeadamente, na conquista da Etiópia, em 1935, pela Itália de Mussolini, e na "teoria do espaço vital" de Hitler).
Anulavam-se, assim, o princípio das nacionalidades enunciado no contexto do liberalismo; aboliam-se, também, as premissas do socialismo, que exortavam à associação dos operários de todo o mundo na luta contra o capitalismo.


De Joana Aguiar a 22 de Maio de 2012 às 18:42
Nos anos 30, a depressão económica acentuou a crise da democracia liberal. Uma vaga autoritária e ditatorial submergiu a Europa. O Fascismo caracteriza-se por ter uma ideologia muito peculiar e totalmente diferente das organizações políticas que conhecemos hoje.
O totalitarismo do fascismo prende-se com a crença que “o Estado é absoluto”. O estado é antidemocrático e antiparlamentarista, “Representamos um princípio novo no Mundo, representamos a antítese nítida, categórica, definitiva da democracia. “
Cultiva o nacionalismo e o antiliberalismo, como uma forma de proteção do próprio partido, “Nem partidos, associações, sindicatos nem indivíduos fora do Estado.”.
Atuando como partido único, o estado é um aparelho repressivo daqueles que ousarem questionar o mesmo. Através de policia politica, censura, melícias e campos de concentração.
Recorrendo à propaganda, ao culto do chefe e ao enquadramento dos jovens passa a sua ideologia e a sua ditadura militarizada. Difundindo o imperialismo pela população (das crianças aos idosos) levando à violência contra as raças “ditas” inferiores.
Em suma, e nas palavras de Mussolini “Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado.”, esta expressão retrata perfeitamente o principal principio do Estado.


De Inês Dias a 5 de Junho de 2013 às 23:26
Fascismo é um regime autoritário de extrema-direita que surgiu na Itália em 1919 por Benito Mussolini, este tem como principais características o profundo nacionalismos, ou seja, a exaltação da nação que coloca o país como supremo no seu desenvolvimento. O Corte na liberdade civil pois trata-se de um regime totalitário onde o indivíduo não existe como condição pessoal, unicamente como parte do estado, como nos comprova texto que nos foi fornecido, “O indivíduo só existe enquanto está no Estado: está subordinado às necessidades do Estado e, à medida que a civilização toma formas cada vez mais complexas, a liberdade do indivíduo restringe-se sempre mais.”. Outra característica é o unipartidarismo, onde só é permitido pelo governo um único partido, o partido fascista e são derrotados todos os movimentos de esquerda, “Nem partidos, associações, sindicatos nem indivíduos fora do Estado.”. Por fim temos a limitação ao direito dos empresários de administrar a sua força no trabalho.


De Morais andre a 12 de Novembro de 2013 às 15:47
Exa materia saiu no meu exame


Comentar post

Externato Luís de Camões

Pesquisar

 

Junho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Posts recentes

Guia de estudo para o exa...

Guia de estudo para o tes...

Apresentação "Do autorita...

Caderno Diário "Do autori...

A Revolução de Abril

A liberalização fracassad...

Continuidade e evolução

O isolamento internaciona...

A defesa da independência...

A defesa do Ultramar

A solução para o Ultramar

O sobressalto político de...

Apresentação "Os Totalita...

O Estalinismo

O Estado Novo

O Nazismo

O Fascismo

As consequências da Grand...

A Grande Depressão dos an...

Caderno Diário "A Grande ...

Os "loucos anos 20" e as ...

Caderno Diário "Mutações ...

A falência da Primeira Re...

O agravamento da instabil...

Caderno Diário "Portugal ...

Caderno Diário "As transf...

Da depressão económica à ...

Guia de estudo: As Revolu...

Guia de estudo: A Filosof...

Guia de estudo: O Absolut...

Guia de estudo: A Socieda...

Trabalho de pesquisa - A ...

Trabalho de pesquisa - A ...

Trabalho de pesquisa - A ...

Exercício 5 - A Declaraçã...

Exercício 3 - Manifestaçõ...

Exercício 2 - O Absolutis...

Exercício 1 - A Sociedade...

Do Absolutismo às Revoluç...

Guia de estudo: Humanismo...

Arquivos

Junho 2013

Abril 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Maio 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Outubro 2007

Ligações